quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FATORES DE CRESCIMENTO EM CREMES



OS NOVOS CREMES COM FATORES DE CRESCIMENTO


Os Fatores de Crescimento representam uma nova perspectiva para os dermocosméticos de alta eficiência. São substâncias produzidas pelas células humanas que, como o nome sugere, estimulam o crescimento e reparação dos tecidos.


Os fatores de crescimento para o envelhecimento da pele têm demonstrado positivamente combater o envelhecimento e foto-envelhecimento, especificamente a perda de elasticidade, tom de pele irregular, e afinamento da epiderme.
 
 Cosméticos com fatores de crescimento são estimuladores do tecido, pois atuam de forma direta na divisão celular.  Estes ativos são mais potentes e eficientes: diminuem manchas, preenchem rugas, além de serem mediadores biológicos naturais em vários tecidos em fase de cicatrização e  renovação celular.
 
 
 
Fatores de Crescimento e Peptídeos:
 


        Os fatores de crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por "Comunicação Celular". Graças a esta "comunicação química" que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de fatores de crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.
 

        Os Fatores de crescimento e seus peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes - a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas. Um sequenciamento de aminoácidos obtidos do DNA humano é inoculado na bactéria E.coli, que, por processo fermentativo, produz os fatores de crescimento. O produto secretado pela bactéria é filtrado e separado por eletroforese, e este, já é o fator de crescimento ativado. Para uma melhor absorção pela pele, estas moléculas são nanoencapsuladas. A recombinação de proteínas é muito segura, isto porque, são 100% homologadas as proteínas humanas. Não há mais relatos de nenhuma reação alérgica ou tópica na aplicação dos produtos.

 
 
 
Funções dos Fatores de Crescimento e seus Peptídeos na pele:


        - Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo;

        - Estimular a produção de matriz extracelular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o
preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo);

        - Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo;

        - Aumentar a população de folículos capilares.

        Segundo estudo científico, a biodisponibilidade dos fatores de crescimento é otimizada quando veiculados em gel, gel-creme ou serum, pois, a presença de óleo na formulação poderia desnaturar as nanocapsulas.
 



 
 O pontapé inicial para o uso dessas substâncias como armas anti-aging foi dada pela empresa norte-americana Révive, dando início a uma nova era no tratamento das peles envelhecidas. Entre os múltiplos Fatores de Crescimento e seus efeitos destacamos:
 
(obs: GF é o é a sigla que define os fatores de crescimento - Growth Factor -) 


Para rejuvenescimento da pele:
 
- EGF (Fator de crescimento epidérmico): reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; suaviza manchas e repara cicatrizes, devolvendo a pele um aspecto mais uniforme e harmonioso.
 
- bFGF (Fator de crescimento de fibroblastos): rejuvenescedor por excelência, induz a formação de colágeno e elastina e melhora a circulação periférica. Suaviza rugas e repara cicatrizes e escoriações. Também indicado para o tratamento de lesões crônicas decorrentes de trauma, diabetes mellitus, úlceras de decúbito e radiodermites.
 
- Para tratamento de distúrbios capilares:
 
- IGF (Fator de crescimento semelhante à insulina): afeta a proliferação celular e o ciclo de crescimento capilar, fortalecendo os cabelos e estimulando os folículos a produzirem fios mais densos e fortes. Também tem efeito cutâneo rejuvenescedor, aumentando os níveis de colágeno e elastina trata manchas vermelhas e previne linhas e rugas. Adicionalmente, tem efeito redutor de gordura facial e corporal.
 
- VEGF (Fator de crescimento endotelial venoso): ao estimular a proliferação de vasos sanguíneos facilita a nutrição do folículo capilar, aumentando.
       



 

 
 Creme que tem todos os fatores de crescimento:







 

Nenhum comentário: