segunda-feira, 13 de maio de 2013

TERAPIA COM PETS ( Beneficia principalmente aos autistas e crianças com TDA/Hiperatividade)




"Um animal é co-terapeuta e auxilia o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento"

No Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a entrada de bichos de estimação é liberada desde o ano de 2009, desde que autorizado pelo médico responsável de cada paciente. "Na verdade sempre existiu essa solicitação, que partia de pacientes e familiares. Como existia demanda e isso até encurta a permanência das pessoas no hospital, de acordo com diversos estudos, criamos esse fluxo e o transformamos em uma rotina, com procedimentos claramente definidos e institucionalizados". Rita Grotto, gerente do hospital.

Estimula crianças

Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com animais. Um exemplo é a melhora do quadro de portadores de autismo. "Elas têm muita dificuldade no contato social e a simples presença de um animal treinado associada a atividades adequadas para eles auxiliam nesse desenvolvimento", relata Paula Lopes, neuropsicóloga da Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet Terapia (Abrahipe) e do Centro de Reabilitação Gessy Evaristo de Souza. Estudos mostram que as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros com a presença de cães nas seções, por exemplo.

Hiperativos também encontram benefícios com essa terapia. "O bicho pode deixar a criança mais calma, eu mesmo trabalho com uma que até diminuiu a dose do remédio", conta José Luis Dorici, professor de educação física, adestrador de cães e fundador e coordenador do Projeto Novo Guia, que trabalha com TAA( terapia assistida por animal) há 13 anos.

A Clínica Silvia Duarte é pioneira e utiliza animal de estimação na terapia a mais de 10 anos, com resultados maravilhosos, as crianças amam e ficam mais calmas. 
Se aproximam mais do terapeuta e os resultados são mais facilmente obtidos! Tem criança que estabelece um laço de amor com o animal muito lindo.
Obrigada aos nossos anjinhos de quatro patas que sempre  ajudaram, ( Willy, Sophie e agora a Cléo).

3 comentários:

Mariana disse...

Muito interessante, os animais sao muito especiais e devem mesmo ajudar em qualquer problema.

bj

Clinica silvia duarte disse...

Obrigada Mariana, realmente são especiais, eles cativam de primeira, logo de cara a criança fica encantada!!!

Beijoss

Glauco disse...

mto bom! parabéns! excelente texto.