segunda-feira, 17 de junho de 2013

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Nesta época já começam aparecer algmas suspeitas que a criança apresenta dificuldades no aprendizado e aí,  pode ser avaliada e tratada. O diagnóstico precoce é fundamental. Ele é feito por um profissional da área, o Psicopedagogo.
Possíveis sintomas:
> O primeiro e mais claro sinal de dificuldades escolares ou transtornos é o baixo desempenho na escola. Procure saber se seu filho está sempre atrás em relação aos colegas, tem notas muito baixas ou não consegue aprender conteúdos básicos.
> A criança que tem desempenho médio, mas realiza um esforço extraordinário ou faz tudo com lentidão acentuada também deve ser observada. 
> Fique de olho se há quedas inesperadas no desempenho. Alunos com leves problemas no processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam. 
> Seu filho enrola ao máximo para começar a fazer a lição de casa? Pode ser uma forma de se poupar de fazer tarefas que são penosas ou impossíveis. 
> Observe ainda se seu filho faz lições com pressa, deixando-as incompletas. 
> Reclamações de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem indicar desconfortos relacionados ao estresse. 
> Queixas gerais sobre a escola, como dizer que os colegas são chatos, que a professora é injusta, também devem ser observadas. 
> Se seu filho se queixa de que as lições são muito difíceis ou que as aulas são entediantes, ele pode estar com dificuldades para acompanhar a turma. 
> Dependendo do temperamento da criança, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no comportamento e em seu humor. Problemas como medo, raiva ou ansiedade excessivas devem ser investigados, assim como atitudes antissociais e escapistas. 
> Perda de confiança e de autoestima são os “efeitos colaterais” mais comuns de dificuldades de aprendizagem. Estudantes com baixo desempenho a longo prazo tendem a se ver como incapazes de aprender. Fique atento quando ouvir de seu filho frases como: “Sou burro mesmo”, “Não tenho jeito”, “Não consigo fazer nada direito”. 

Se você notar algumas destas queixas em seu filho/a, procure ajuda imediatamente, pois o tratamento pode ser muito mais rápido e eficiente do que você imagina. 
Depende de cada caso, mas alguns precisam apenas de uma orientação. 
De qualquer modo iniciamos com uma avaliação completa.
Estamos a disposição para tirar qualquer dúvida.
Silvia Duarte
Psicopedagoga

Um comentário:

Giovana disse...

Silvia, minha filha é assim mesmo, tem preguiça demais pra estudar, dificuldades em memorizar e está indo mal em algumas matérias, o que faço?
Vou procurar ajuda pelo que li.
obrigada pelo alerta!